Alavanca a cursor CT12

A alavanca a cursor CT12 transfere ao volante o comando do pedal do acelerador e freio tornado-a acionável manualmente. Ele pode ser instalado em veículos com transmissão automática e direção hidráulica. A alavanca representa uma solução de direção aos condutores com perda parcial ou total da função nas pernas ou membros inferiores e um ou ambos os membros superiores.

 

O CT12 é instalado na coluna de direção, para a esquerda ou direita do volante, de acordo com as necessidades do condutor; seu posicionamento não impedi a abertura do airbag, a acessibilidade aos comandos de direção e não limita a condução de quem não o utiliza. Os componentes mecânicos do dispositivo são posicionados fora do painel de instrumentos, para evitar de estar no caminho durante a subida e a descida do carro ou o carregamento da cadeira de rodas, são fixados tão próximo quanto possível da parte inferior do painel.

 

A alavanca tem uma dupla função: empurrando a alavanca para a frente você freia, ao deslizar o cursor no punho com os dedos você acelera.

 

A alavanca está disponível na versão a interface e a motor. Na versão a interface, na maior parte dos veículos dotados de pedal do acelerador eletrônico, a aceleração com o pedal original pode ser restaurada a qualquer momento através de um interruptor convenientemente localizado em relação ao motorista, enquanto na versão a motor, o pedal do acelerador do motor está sempre ativo. Em ambas as versões, as alavancas dispõem de um sistema de segurança que impede a aceleração em caso de frenagem. Este último, no entanto, não é acionado de uma partida quando está parado, a fim de facilitar a arrancada a partir de subidas.

 

Na alavanca também podem ser incluídos teclas para controlar comandos auxiliares (como, por exemplo, setas, luzes e limpadores de para-brisas), desde que o condutor não prefira tê-los agrupados em uma unidade de controle no volante ou deslocados de uma maneira diferente no passageiro, também em relação aos requisitos da carta de condução. Os botões para a buzina e para o bloqueio do freio são, em qualquer caso, já integrados no punho, e podem ser ativados pela mesma mão que utiliza a alavanca. Para acionar o bloqueio de freio, simplesmente empurre a alavanca para a frente e pressione o botão. Para desligá-lo, pressione a alavanca novamente sem tocar no botão e, em seguida, deixe-o voltar à sua posição de repouso. Pressionando o botão quando a alavanca de bloqueio do freio está na posição de descanso, você ativa a função "economia", o que reduz a potência do acelerador. Esta função faz com que seja particularmente fácil estacionar ou conduzir no trânsito da cidade.

 

Este produto é aprovado pelo Ministério dos Transportes italiano, é a marca CE e foi testado para compatibilidade eletromagnética. Este produto tem garantia de 3 anos a partir da data da venda.